sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem sido usado em muitos lugares como terapia (ou auxiliar terapêutico) contra muitos distúrbios, pois auxilia nosso metabolismo a atingir um melhor balanço de vitaminas, minerais e enzimas.

Ai fiquei me perguntando, mas outro vinagre não serve?! Sim, segundo minha endocrinologista serve sim, desde que o vinagre seja de fruta (limão,laranja etc...) ou cereal (arroz, trigo) e que seja de boa qualidade.

Atualmente estou consumindo vinagre de limão.


Vou tentar explicar os benefícios do vinagre mas vai ser um pouco comprido essa postagem então p~ço paciência pois é preciso falar de alguns assuntos antes de dizer como ele pode ajudar na questão da obesidade.

Vejamos... Uma das funções do Potássio no nosso organismo é manter os tecidos macios e maleáveis. Potássio é para os tecidos moles (lembremos sempre das cãimbras, logo que sentimos dizemos que precisamos de banana porque contém potássio, as cãimbras acontecem nos músculos, tecidos moles), o que o Cálcio é para os tecidos duros, os ossos. O endurecimento das artérias ocorre mais freqüentemente na presença de sangue pobre em Potássio.

Assim sendo, a nossa vida, o nosso metabolismo necessita de um balanço de vitaminas, minerais e enzimas, sendo que o vinagre de maçã é uma excelente fonte de todos esses, inclusive do mineral-chave, o Potássio. Conclui-se então que o Potássio na sua forma natural fornece traços de nutrição em uma fórmula combinada, compatível com as nossas necessidades. O uso de drogas sintéticas produz substâncias muito mais potentes que são capazes de ocasionar sérios riscos, inclusive a morte se a eliminação da droga é diminuída ou a função dos rins está prejudicada.

Para assegurar níveis saudáveis de Potássio no seu organismo, inclua diariamente na sua dieta frutas frescas, frutas secas, damascos, uva passa, ameixa seca, uvas, framboesas, amoras, bananas, melão, vegetais folhosos, vegetais crus, alho, salsinha, agrião, batatas (com a pele e sem agrotóxico), abóbora, nabo, mel, melado, e vinagre de maçã.

Esta reforma na alimentação é necessária principalmente se diuréticos estão sendo usados diariamente para reduzir a pressão arterial ou por outro motivo, pois o aumento da diurese reduz os níveis de minerais, em especial do Potássio.

O vinagre de maçã, por ser um alimento básico afeta o equilíbrio ácido-básico do nosso organismo. Os ácidos orgânicos são oxidados no organismo fornecendo energia e resíduos alcalinos no sangue. A rica fonte de elementos formadores de resíduos alcalinos, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Cloro, Sódio, Enxofre, Ferro, Flúor, Silício, juntamente com outros minerais traços presentes na maçã ajudam a formar uma urina menos ácida. A maçã protege o corpo contra a acidose e ajuda contra a indigestão, gota, úlcera e gases, sendo que estas propriedades não são perdidas no vinagre de maçã. A maçã pode ser considerada uma das frutas que mais traz saúde aos indivíduos.

Para explicar o funcionamento do vinagre de maçã não existe apenas uma resposta, e sim várias. Estudos demonstram melhora de quadros como a obesidade e asma, muito freqüentes na nossa população.

Um estudo demonstrou um outro resultado: o ácido málico encontrado nas maçãs dissolve depósitos de Cálcio e os resíduos alcalinos produzidos pelo vinagre, ajudam na melhora de gripes, resfriados, infecções virais e ressacas. Também existem estudos que relacionam o vinagre de maçã com a cura da artrite, reumatismo e pedras nos rins.

O vinagre de maçã é usado para diversos distúrbios, enumerados abaixo e melhor explicados a seguir:

- favorece a oxidação do sangue;

- ajuda a prevenir a putrefação intestinal;

- regula o metabolismo do Cálcio;

- retarda o início do envelhecimento;

- afeta o sangue, auxiliando na sua melhor consistência;

- regula a menstruação e é muito saudável para mulheres;

- controla e previne a obesidade;

- promove a digestão (vinagre de maçã leva a um balanço dos sucos digestivos, melhor do que qualquer outro líquido).

Deve-se lembrar que o vinagre de maçã a ser tomado tem que ser de boa qualidade para fazer efeito. Só assim ele poderá melhorar o metabolismo e aumentar a saúde.

Médicos estão sendo (ou deveriam ser) melhor treinados para usar a Nutrição como um tratamento de cura de doenças.

******

EFEITOS NA OBESIDADE:

Nos estudos que envolvem a obesidade, muitas lacunas ainda estão sendo preenchidas ou sem preenchimento. Por exemplo, nem todas as pessoas que são obesas comeram demais. O vinagre de maçã poderia ser uma dessas lacunas que poderiam auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade.

Algumas causas que podem levar à obesidade são: defeitos nas glândulas endócrinas, ingestão de bebidas alcoólicas (indivíduo incha, porque os tecidos ficam repletos de líquido), alguns medicamentos, intoxicação por Arsênico ou Mercúrio, vida sedentária, excesso de alimentação, excesso de consumo de produtos doces, mas a causa principal da obesidade é a oxidação insuficiente do sangue. E o vinagre de maçã, como já foi descrito anteriormente, conduz a esta oxidação do sangue.

***********

Modo de uso: 2 colheres de chá de vinagre de maçã em um copo de água tomado pela manhã, em jejum. Para alcançar o efeito desejado, deve ser continuado por um longo período. Não se pode esperar que a obesidade desapareça em 24 horas, mas o organismo precisa sim de um tempo para reajustá-lo.

Nos casos mais severos, o vinagre de maçã também pode ser tomado, como indicado acima, durante as principais refeições (lentamente, para que o término do copo coincida com o término da refeição), além do copo da manhã. Esta ingestão, além dos outros efeitos, modifica o desejo de comer demais e promove a digestão.


Outro modo de preparar: 1 col. de chá de mel puro de boa qualidade, 3 ou 4 col. de vinagre, as opções: bater com gelo no liquididicador ou acrescentar água com gás ou gelo mais água sem gás.

********

CALCIFICAÇÃO:


Quando levamos em consideração mulheres mais jovens, pode ocorrer um aumento nos seus pesos apesar de exames demonstrarem menos gordura, pois ocorre um aumento da deposição do Cálcio nos seus ossos devido ao aumento do seu metabolismo. Também os dentes ficam mais fortalecidos.

*******

BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO:

"Índice Glicemico é a medida do nível de glicose que os alimentos, especialmente os carboidratos, liberam no sangue".

Para entender melhor essa história, é bom saber que boa parte do que você come se transforma em glicose e o papel dessa substância no funcionamento do corpo é fundamental. A glicose, que está nos doces e nas massas, é o combustível de todas as células, a fonte da energia que faz o organismo funcionar a pleno vapor.

A chave para a entrada da glicose nas células é a insulina, hormônio que mantém em equilíbrio a glicemia o nível de açúcar no sangue. E esse é o xis da questão. Os alimentos podem conter baixo ou alto índice glicêmico. No primeiro caso, os níveis de açúcar em circulação se mantêm estáveis. Já no segundo é fácil deduzir há picos da substância na corrente sangüínea.

Mais do que a quantidade de açúcar em uma comida, o índice glicêmico revela a velocidade com que esse nutriente será absorvido.

Vamos aos dados: Vinte mililitros de vinagre equivalem a 1 colher e meia de sopa e reduzem em até 30% os níveis de glicose.

Reduzir o os níveis de glicose significa aumentar a saciedade, comer menos, melhorar a difgestão.

******

Bom gente, eu só posto dicas e coisas que EU USO aqui no blog, não acho legal postar uma coisa que é ótima perfeita, mas que eu não utilizo, se é tão ótima e perfeita porque entção não começar por mim não é verdade?!

Tenho notado uma diminuição na minha vontade por doces que é enlouquecedora, principalmente depois do almoço e da janta, onde consumo porções maiores de carboidratos e na maioria das vezes não integrais (arroz e macarrão).

Vale lembrar que NADA, NENHUMA SUBSTÂNCIA, ALIMENTO OU REMÉDIO emagrece, é eu não tô maluca não, remédio só emagrece porque você deixa de comer e na maioria das vezes ainda faz de maneira errada porque o correto é comer certo e não deixar de comer, não existe a possibilidade de se entupir de guloseimas e tomar um vinagre pra emagrecer, entendem o que digo?!Escrevo isso porque fico "p" da vida com revistas sensacionalista que vendem capas, "fulana emagreceu 50 Kg com a dieta do abacaxi" ah... tenha dó!!!!

Beijos!

PESOS E MEDIDAS - ATIVIDADE FÍSICA - CARDÁPIOS - FOTOS CARDÁPIOS - GIFS LIGHTS

8 Recadinhos, cadê o seu?:

Barbara Lucas disse...

não gosto de vinagre

:(

beijinho

Roseli Gomes disse...

Eu amo vinagre!!

Flavinha disse...

oi Pri!! amei saber um pouco mais sobre o vinagre pois AMOOOO faço vinagrete direto hummmm e não sabia d todos estes benefícios bjos

Anônimo disse...

Faz tempo que não ouço falar no assunto, mas qdo era moça (rsss) vivia ouvindo as mulheres comentarem e um dia resolvi tomar vinagre de manhã (não era de maça rsss e eu tenho gastrite, não foi uma boa idéia).

RA sempre né?

Beijos

Obrigada pela força!

A. Valentinna disse...

oi pri ... tendinite é um saco mesmo, vc deve tá fazendo um esforço danado para digitar né... te desejo melhoras. ah o vinagre, eu não sabia que fazia tantas maravilhas, sempre ouvi tão mal dele. ah olhei seu cardapio e suas atividades, achei legais continue assim bjs e bom fim de semana

Anônimo disse...

o vinagre tem muitas coisas boas pra saude mesmo, mas eu tambem nao gosto :( rsrssrs...

Lindo final de semana pra vc!
Força!!!

Beijos!!!

Fanta Diet disse...

Oie... Tenha um final de semana diet, amiga!
Bjs, Fantinha.

Crista disse...

Comprei hoje, começo amanhã!!!
Beijos e muito obrigado pelo gif

 
Pri em Forma - Personalização By Pri em Forma