quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA: Árabe


Quem nunca experimentou a culinária árabe não sabe o que está perdendo! Habbibs não vale viu?!hehehehe
Gosto tanto que já me aventurei a fazer alguns pratos, quando morei no interior tínhamos visinhos árabes aprendi muita coisa, amava quando saia com eles e tinha janta, enfim... ali começou a paixão.

Depois de um tempo comecei a fazer aula de dança do ventre e aí virei fã mesmo... Mas chega de blá,blá,blá e vamos ao manual:

DICAS PARA QUEM VAI A UM RESTAURANTE ÁRABE

Entradas

Nos restaurantes de comidas árabes geralmente são servidas 3 preparações como entrada: homus (pasta de grão de bico), coalhada seca e babaganuche (pasta de berinjela)- adoroooo), acompanhadas de pão sírio. Das três, a babaganuche apresenta o menor valor calórico e a coalhada seca, o maior. Portanto, não abuse, principalmente se for consumí-las com pão.

Bebidas

Para beber, opte pelos sucos menos calóricos como os de abacaxi, maracujá ou acerola, sempre preparados com água (e não com leite) e adoçante. Mas, se a preferência é por refrigerante, prefira os dietéticos ou light.(Menos calorias mas não faça sempre essa substituição pois os sucos contém nutrientes e o refrigerante não ;) ).

Tipos de Kibe

Quando o desejo é comer um kibe, tem-se 3 opções: o cru, o assado e o frito. Quando comparamos o valor calórico desses alimentos em 100 gramas, o kibe cru possui menos calorias e o frito mais. Mas, deve-se lembrar que esses alimentos são servidos em porções de tamanhos diferentes. Assim, uma porção de kibe cru apresenta cerca de 200 gramas, enquanto a do kibe assado ou frito está em torno de 120 gramas. Dessa forma, uma porção de kibe cru é mais calórica do que uma de kibe assado ou frito. No entanto, se a escolha recai sobre os dois últimos, sem dúvida, fique com o kibe assado!


Pratos Quentes


Na hora de optar pelo prato quente, prefira as preparações como charuto, abobrinha recheada - ao invés de petiscos (esfiha) ou sanduíches (beirute), devido ao alto valor calórico presente nesses “lanches”. Para exemplificar: 2 esfihas de carne apresentam o valor calórico equivalente a aproximadamente 9 charutinhos de repolho ou 6 charutinhos de uva ou 6 colheres (sopa) de arroz sírio ou 4 colheres (sopa) de arroz com lentilha ou 1 abobrinha recheada com molho de tomate ou 1 porção de kafta ao forno com molho de tomate. Viu como há diferença? Então faça a escolha certa!

Sobremesas

Chegou a hora da sobremesa... Como resistir aos doces árabes? Faça um grande esforço, mas resista, pois são muito calóricos, principalmente aqueles que possuem recheio de castanha de caju, nozes ou pistache. Nessa hora, prefira a coalhada fresca (não a seca) com adoçante ou mel, ou ainda, uma salada de fruta simples, sem creme ou chantilly.

21 Recadinhos, cadê o seu?:

Josy disse...

Adorei o novo visual do blog pri ficou show, valeu pela visita linda olha na falta de grana vale qualquer coisa né rsrsrs e até que eu estou gostando de malhar me casa...
Olha eu tenho uma amiga Arabe e ate hoje eu ñ me acostumei com as comidas que ela come rsrsrs eu ñ gostei muito.......
Tudo de bom pra vc Pri....
Bjss=)

A Borboleta disse...

Oi linda eu amo comida arabe
olha dividi um premio com vc
http://saindodocasuloevirandoborboleta.blogspot.com/2009/01/meme.html
passa la beijos

Ana Carolina disse...

olá Pri.... adorei as dicas...
gosto muito de comida árabe,....
bjs....

Flavinha disse...

pri gostei das dicas amo comida árabe bjos

Anônimo disse...

Caramba, sempre fiz as escolhas certas e nem sabia... Amoooooo homus, fica no meio das calorias, só como o kibe assado, suquinho natural sem açúcar nem adoçante e ..... não gosto dos doces, são muito doces, rsrsrs.


Beijinhos e valeu pelas dicas.

Danielle Balata disse...

Dessas comidas arabes, só como mesmo kibe.. até por que aqui onde moro nem tem habibes mesmo.. =/

Beijos

*Caroline Schneider* disse...

Amada! Eu AMO comida árabe! Kibe cru é o must! Tudo é ótimo! Arroz com lentilha e cebola, hum... mara! ehehehe O importante é a gente saber que pode comer o que gosta com moderação, né?! Eu sempre almoço comida árabe nas sextas-feiras e me mantenho na linha! ;) Ótimas as dicas. Beijocas estaladas!

Fênix disse...

Eu gosto bastante da culinária árabe, e da japonesa também...sempre de sexta feira a noite opto por uma.
Engraçado eu não gosto muito dos doces árabes, ainda bem, né?! nem vou tentar gostar. kkkkkk
Quanto aos alimentos prefiro os assados do que os fritos, o kibe assado é muito booom.
Beijocas amiga.

Gilda disse...

Eita que saudades de vc lá no meu cantim,sô...que bom encontrar vc lá.rsrs
Menina de Deus,essas dicas são maravilhosas,eu amo babaganuche e quibe frito,são as únicas coisas que como,mas nunca fui em um restaurante árabe,habbis num vale né?rsrsr


Beijos!!!

menininha disse...

AQUI NEM TEM RESTAURANTE ARÁBE.. :///

KKKK .. BEIJOS !

Verônica P.S disse...

ummm...

que pena que aqui na minha city nao tem nehum restaurante arabe...

se tiver uma receitinha facil de fazer me casa me manda taaa

Bjim

Anônimo disse...

Ai que vontade!

Eu amo comida árabe, tudo mesmo!
Já faz um tempão que não vou, estou precisando de um dia feliz no habibs!!!!

Mas vou resistir um pouco, depois me dou esse presentinho rsss com essas dicas!

Beijos Pri!

Cristiane disse...

nunca comi, e se fiz em casa não saboa que era arabe, mas vale a dica pra fazer, aqui onde moro é um terror de comida aqui so do sertão mesmo, mas não custa fazer em casa

beijo Pri e força na R.A

Anônimo disse...

Pri amoreee!
Menina, nunca fui num restaurante arabe que num fosse o habib's... mas uma coisa eu sei fazer... charutinho arabe! Meu pai fazia antigamente lá em casa e aprendi,.. fora que engorda muito pouco... pq é feito com arroz e carne moida enrolados no repolho... muitooo bom...
Mas faz muito tempo que não faço...
Beijooooooooo

Cilene Mansini disse...

Ai comida arábe é tudo.
Adoro demais.
Bom, eu sou suspeita rs pq gosto de comer de tudo, deve ser por isso que sou gorda rs.
Mas estou sentindo sua falta lá no blog viu.
Beijos

Anônimo disse...

amiga, valeu pelas dicas.
Bj

Carla disse...

Oi Pri!!!
Bah... eu sou uma chata pra comida!!! Não gosto de comida árabe... vez que outra ainda me aventuro a comer um kibe... frito, claro!!! ehehe. Gosto mesmo é de comida chineza...(sempre a mais engordante...afff).
Li no teu post anterior que fizeste avaliação na academia... também fiz ontem. Aff... guria, que sufoco!!! Hoje tenho de novo... mas estou tão constrangida com uma máquida nova (glúteos), que tentarei convencer o "profe" hoje pra deixar eu fazer o exercício no solo... ai, meus sais!!!
Um beijão, lindinha!!!
Cáie

Ahhh... ontem vi a reportagem do Patrola... Show de bola, hein? Gostei muito... Parabéns!!! :)

disse...

Amigaaaa amo coisas árabes...rs tbm sou suspeitissima neh??

Mas os docinhos de pistache são realmente tentadores...

ótimo restinho de semana.

Unknown disse...

Pri, eu estou sentindo muuuuito a sua falta na comu, sabia?
Tenho pensado em vc diariamente, desde domingo, quando lí que vc estava tristinha.
Quero que vc saiba que amo ler tudo o que vc escreve e que às vezes eu chego a pensar:-Ué, será que ela lê pensamentos?
Entendo perfeitamente cada palavinha sua e vibro com cada vitória tb.
Tô aqui com o pensamento positivo plugado em vc, viu?
Apareça......pelo menos pra deixar um oizinho no meu diário....assim, a saudade fica menorzinha!
Beijo bem Grande.
Ahhhhh, amoooo comida árabe !!! Tá no sangue, né ?? rsrs

A Borboleta disse...

Ô pri cade voce eu vim aqui só pra te ver..atualiza beijos

Dani disse...

Oi Pri, estou voltando e colocando minhas visitas em dia... Adorei este post, pq amo comida árabe!!!
Sobre este seu novo tratamento... uiiiiiiiii acho que deve doer... Me fez lembrar das veinhas que tenho que secar de vez em quando... Mas... se dá resultado, é o que tá valendo!!!
Beijão!

 
Pri em Forma - Personalização By Pri em Forma